quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MGME - CIÊNCIAS
Situação de Aprendizagem construída  e apresentada no Núcleo Pedagógico  -  DER Leste 1 da SEE do Estado de São Paulo 
em 09.Agosto de 2013.

Tutor: Sidney Cabral Lourenço

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


Órgãos dos Sentidos
Subtema: Olfato e Paladar
Tempo: 4 aulas
Público Alvo: 9º Ano

Competência:  Grupo II – Realizar         Habilidade:  H 06

Competências e Habilidades:
  • Ler e interpretar textos;
  • Buscar informações em artigos e relacionar os dados com o cotidiano;
  • Responder perguntas de forma objetiva;
  • Argumentar e emitir opiniões quando solicitado;
  • Identificar e explicar os mecanismos básicos funcionamento do olfato e paladar e sua relação com o sistema nervoso;  .
  •  Identificar e reconhecer  na estrutura da língua áreas de percepção dos diferentes sabores;
  • Reconhecer a atuação do Olfato em conjunto com o Paladar;
  • Identificar, reconhecer e analisar o impacto do envelhecimento sobre os funcionamentos dos órgãos dos sentidos;
  •  Reconhecer as dificuldades dos deficientes visuais que potencializam a ação dos outros órgãos do sentido.

Estratégia ( Sondagem):
Para dar início ao conteúdo utilizar o trecho do filme Cidade dos Anjos
Tem gosto de pêra.

 Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=cqHGqcK4Xw8 > Acesso em 30 ago. 2013.
Após essa etapa, o professor irá instigar o alunando à uma discussão sobre o tema abordado  no filme, onde         cada um irá expor relatos  conhecimentos prévios, sobre o sabor de alguns alimentos, comparando com o que observaram no vídeo em relação ao paladar.

Problematização (desafio):
O professor irá questioná-los da seguinte forma:
·         Como é percebido os sabores dos alimentos na boca? Qual estrutura é responsável por isso?
·         Quais sabores são possíveis sentir na boca?
·         Por que acontece a produção de saliva ao se pensar em um alimento no qual apreciamos?
·         Quando estamos resfriados, conseguimos sentir  o cheiro e os sabores dos alimentos?
·         Com os olhos fechados, você consegue identificar aromas e  sabores?
·         Você sabia que o paladar do idoso se modifica?
·         Memória tem cheiro? Porque se diz “isto  ou aquilo tem cheiro de infância?”

Registrar na lousa os questionamento e respostas coerentes dos alunos aproveitando-as para elaboração de um questionário. Em seguida, iniciar uma atividade experimental em grupo, onde os alunos irão  sentir o aroma alguns alimentos e degustar outros previamente escolhidos para identificar em qual local parte da língua o sabor é sentido, anotar os dados em uma figura que contenha as estruturas da língua e apontar as regiões responsáveis por cada sabor, degustando alimentos  doce, salgado, azedo e amargo e o seu relacionamento com o sistema nervoso. O resultado dessa atividade será socializado entre os demais grupos para que haja uma comparação dos resultados obtidos.


Busca de dados de forma diversificada:
Apresentar  artigos e conteúdos:
·          Olfato e Paladar. Disponível em:
Acesso em 30 ago. 2013.,
·         Terceira idade: mudanças dessa fase afetam paladar, equilíbrio e até o olfato” de Carolina Serpejante. Disponível em < http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16600-terceira-idade-mudancas-dessa-fase-afetam-paladar-equilibrio-e-ate-olfato > Acesso em 30 ago 2013.


Olfato
Podemos adivinhar o que está no forno apenas pelo cheiro que sentimos no ar da cozinha. Esse é o sentido do olfato. Partículas saídas dos alimentos, de líquidos, de flores, etc. chegam ao nosso nariz e se dissolvem no tecido que reveste a região interna do teto da cavidade nasal, a mucosa olfatória. Ali a informação é transformada, para ser conduzida, através do nervo olfatório, até o cérebro, onde será decodificada.


A capacidade do nosso olfato é significativa. Podemos distinguir milhares de odores diferentes e identificar substâncias que têm cheiro forte, mesmo quando muito diluídas. Em relação ao sentido do olfato de outros animais, o nosso não pode ser considerado um dos mais desenvolvidos. O cachorro, por exemplo, tem o olfato muito mais apurado.

Paladar
Mesmo com os olhos vendados e o nariz tapado, somos capazes de identificar um alimento que é colocado dentro de nossa boca. Esse sentido é o paladar. Partículas se desprendem do alimento e se dissolvem na nossa boca, onde a informação é transformada para ser conduzida até o cérebro, que vai decodificá-la. Os seres humanos distinguem as sensações de doce, salgado, azedo e amargo através das papilas gustativas, situadas nas diferentes regiões da língua.



Para sentirmos os diferentes sabores, os grupamentos atômicos dos alimentos são dissolvidos pela água existente em nossa boca e estimulam nossos receptores gustativos existentes nas papilas.


Atuação do olfato em conjunto com o paladar
Quando mastigamos uma goiaba, também sentimos o cheiro que ela exala. Isso ocorre porque as partículas da substância que compõe a fruta – a essência – são captadas pelo sentido olfativo. O fato que podemos detectar pelo olfato a essência da fruta nos possibilita identificar o sabor da goiaba. É pelo olfato que identificamos os sabores específicos, por exemplo, da pêra e da goiaba, mesmo ambas sendo doces. Quando ficamos gripados, podemos constatar a atuação conjunta do olfato e do paladar. Um dos sintomas da gripe ou do resfriado é a produção de muito muco pelo nariz. Isso dificulta a circulação de ar (que carrega as partículas das substâncias) pela cavidade nasal. O ar não chega as células olfativas, prejudicando a percepção dos cheiros. Nessas ocasiões temos a percepção de que os alimentos, até os mais saborosos, perderam o gosto.



Distúrbios do Olfato e Paladar
http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/a-comida-esta-sem-gosto-entenda-as-causas-dos-disturbios-do-olfato-e-do-paladar/ 
 Modificações do Paladar na Senescência

A partir dos 60 anos, é comum ocorrer no idoso uma diminuição na capacidade de perceber gostos doces e salgados dos alimentos, enquanto os sabores ácidos e amargos se mantêm inalterados. "Isso acontece devido à atrofia das papilas gustativas que são responsáveis pelo paladar", diz o geriatra Roberto Dischinger, responsável pelo residencial para a terceira idade Lar Sant'ana. Outro fator que também pode alterar o paladar é o uso de certos medicamentos. O especialista afirma que é esse é o motivo porque os idosos tendem a acrescentar mais sal ou açúcar aos alimentos. "Uma alternativa é acrescentar temperos naturais aos pratos, tais como alho, cebola, cheiro verde, orégano e manjericão, que realçam o sabor dos alimentos e eliminam essa dificuldade", afirma a nutricionista Flavia Medeiros Leite, coordenadora do Programa Crescer e parte da equipe multidisciplinar do Lar Sant'ana. "É importante também que o momento da refeição seja atrativo, com pratos variados e balanceados, pois com a diminuição do paladar o idoso tende a diminuir a ingestão de alimentos, podendo ficar com um quadro de desnutrição”.


Sistematização:
Nesta etapa, socializar resultados possibilitando a aprendizagem significativa.


Avaliação:
A avaliação deve ser realizada durante todo o processo de forma contínua, levando em consideração os registros das aulas, o desempenho, participação individual e coletiva e a capacidade de organização dos mesmos ao apresentarem conclusões, bem como a argumentação e construção dos textos na resolução do questionário e conclusão do experimento.

Referências Bibliográficas:

São Paulo. Secretaria da Educação. Currículo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2011.
Olfato e Paladar. Disponível m            < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido5.php >. Acesso em 30 ago. 2013.
Tem gosto de pêra. do filme Cidade dos Anjos. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=cqHGqcK4Xw8 > Acesso em 30 ago. 2013.
Terceira idade: mudanças dessa fase afetam paladar, equilíbrio e até o olfato Disponível em < http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16600-terceira-idade-mudancas-dessa-fase-afetam-paladar-equilibrio-e-ate-olfato > Acesso em 30 ago 2013.
Imagem estrutural da língua. Disponível em < http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido5.php>. Acesso em 30.Ago.2013.

Componentes do Grupo:

Amélia Moraes Viana
Deisi Marchetti Silva
Denise M. B. Moraes
Érika Garcia
Marilda Ordonhes


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