segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A importância de questões no desenvolvimento do conhecimento científico em sala de aula tornou-se uma abordagem importante no ensino de Ciências, particularmente por promover uma contextualização do conceito a ser aprendido.

Olá pessoal,

Leciono há alguns poucos anos, quando me deparei com a realidade de uma sala de aula,  confesso que fiquei muito assustada com o desinteresse e a falta de compromisso dos alunos, na tentativa de fugir das tão somente “cópias”, comecei a instigar os alunos com questionamentos do cotidiano, forçando-os a pensar, “falar” e argumentar sobre suas experiências, para a partir daí lançar o conteúdo, com leitura e interpretação de texto, levantamento de dados, elaboração de sínteses, fichamentos e questionários. Esta introdução desperta o interesse e deixa as aulas mais dinâmicas e rica em relatos, podendo-se trabalhar com questões ambientais, de saúde e sociais, com a história e textos científicos, sempre pensando na que faixa  destinada, pois estes textos não podem ser muito longos.  
No início deste ano, os nonos anos foram ao Catavento Cultural e o Nano Mundo chamou a atenção  da maioria deles, passamos a analisar o texto “A Revolução do Minúsculo” que trata sobre Nanotecnologia, após a leitura foram destacados o vocabulário para pesquisa, a partir daí, o texto foi dividido e grupos passaram a produzir a síntese de cada parte e depois socializado na forma de seminário.  
O texto “Leitura e Escrita nas aulas de Ciências, de Patricia Montanari Giraldi (2010)”, nos faz refletir sobre as várias formas de  transmitirmos os conteúdos desta disciplina e que não importam como são abordados, seja através de textos científicos, livros didáticos ou paradidáticos ou ainda discursos ou textos livres, mas sim,  como os alunos são conduzidos a construir  à aprendizagem, o professor deve organizar as sequências didáticas, estimular a curiosidade e a criatividade, incentivar pesquisas e relatos sobre suas experiências, enfim, criar possibilidades para que seus alunos possam desenvolver as competências da leitura, escrita além da análise, interpretação e compreensão do texto de forma crítica e autonoma.
 “A aprendizagem só é possível se o sujeito se mobilizar e for motivado a aprender.” CHARLOT (2005)

Um abraço a todos.
Marilda Ordonhes

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